Nfe: Nota Fiscal Eletrônica deverá ser Cancelada em 12 horas a partir de 02/02/2017.

Avatar

Vitória Souza

Fisco Reduz o Prazo para Cancelamento de Notas Fiscais Eletrônicas para 12 Horas. 



Por Vitória Souza


No diário oficial de 02/02/2017, foi publicado a unificação das diretrizes para emissão da nota fiscal eletrônica através do Novo Ajuste SINIEF N* 17/2017, que veio substituir Ajuste SINIEF 07/2005

Agora todas as disposições gerais que referem-se a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que encontravam-se esparsas na legislação, poderão ser consultadas no novo Ajuste. 

A Principal alteração e mais relevantes por sinal, trata-se do prazo para o Cancelamento da NFE, que passou a ser de 12 Horas, após a Autorização de Uso, com data de vigência imediata. 

O prazo que anteriormente era de 24 horas, já despendia um esforço dos contribuintes para manter o controle eficaz do cancelamento dos documentos, agora com apenas 12 horas, será necessário redobrar a atenção para evitar sanções por parte do Fisco.

Confiram a Cláusula Décima Segunda do do Ajuste SINIEF N* 17/2017:

Cláusula décima segunda Após a concessão de Autorização de Uso da NF-e, de que trata o inciso III da cláusula sétima, o emitente poderá solicitar o cancelamento da NF-e no prazo de até 12 (doze) horas, desde que não tenha havido a circulação da respectiva mercadoria e prestação de serviço "


Confira na Integra o Ajuste SINIEF N° 17/2017.


Gostou? 
Alguma dúvida? 

Deixe um Comentário. 


Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Valorizamos a sua privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao clicar em "OK" você concorda com a utilização de todos os nossos cookies. Você poderá, ainda, aceitar apenas os cookies estritamente necessários, ou, ainda, gerenciar os cookies conforme sua preferência, ao clicar em “Gerenciar Cookies".
Para mais detalhes, acesse nosso, Aviso de Privacidade