Você que Emite Boletos sem Registro? Fique Atento as Novas Regras da FEBRABAN.
O boleto bancário, tornou-se um grande aliado das empresas, devido a facilidade de realizar uma venda à prazo e a comodidade do cliente em pagar o boleto em qualquer agência, internet, lotericas ou até mesmo sem sair de casa com seu smartphone. Para o varejista é um grande facilitador, para receber devoluções e trocas de fornecedores e realizar vendas à pessoa jurídica.
Segundo a FEBRABAN 40% dos boletos brasileiros, são emitidos sem registro, o que trás um passivo para Fraudes e Golpes, por meio de alteração do código de barra por agentes criminosos, que interceptam malotes ou realizam a alteração por meio digital (vírus). Para evitar a Febraban, está desenvolvendo uma Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada, centralizando as informações, visando a segurança dos pagantes.
Conheça as Medidas progressivas:
1# Junho de 2015 – Os bancos não oferecem (boleto sem registro) para novos correntistas.
2# Agosto de 2015 – Início da operação da base centralizadora de benefícios
3# Dezembro de 2016 – Término da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada
4# Janeiro de 2017 – Início da operação da base centralizadora de títulos
Para que o boleto seja registrado, será obrigatório constar no documento de cobrança e no registro bancário pela internet o CPF ou CNPJ do pagador (sacado).
Os boletos sem registro emitidos após 2017 só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo antes da data de vencimento, isso quer dizer que a comodidade de pagar contas online, pelo smartphone ou lotericas, poderá acabar segundo a nova regra.
Segue 3 Pontos que devem ser observados;
1# Custo - Haverá um aumento significativo, uma vez que os bancos cobram taxas variáveis para os registros para (emissão, protesto, liquidação e permanência)
2# Burocracia - Informar os dados do CPF dos clientes que será obrigatório e envio de remessas e recepção de retornos dos bancos, esses dados devem estar disponíveis para emissão dos boletos nos sistemas dos clientes.
3# Segurança - Certamente as medidas trarão segurança as empresas (que não serão objeto de fraude) e para as pessoas físicas.
A medida atingirá também os e-commerces, que estão em crescimento e que muitas vezes, não possuem grande margens para suportar esse novo encargo.
Gostou?
Alguma dúvida?
Deixe um comentário!
ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores
Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais
Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos
Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais