SPED ECF - Como Proceder para Retificar?

Avatar

Vitória Souza

SPED ECF - Como Proceder para Retificar?


O SPED ECF (Escrituração Contábil e Fiscal)  é considerada uma nova obrigação acessória do grupo SPED, sua obrigatoriedade foi promovida pela INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1422/2013e a primeira entrega foi realizada em 2015, referente aos dados Contábeis e Fiscais de 2014.

Como toda nova obrigatoriedade, os contribuintes recorrem a cursos de capacitação para aprimorar as práticas, afim de realizar uma entrega integra e coerente, contudo, neste processo, poderá incorrer divergências de informações, pois trata-se de um período de adaptação e sobretudo conhecimento da nova obrigação. 

Muitos contribuintes que deixaram para última hora a entrega, tiveram dificuldades e a conferência da escrituração pode ter ficado incoerente. Para tanto, o fisco reserva o direito de retificar o arquivo, afim de corrigir as informações divergentes 


Alguns critérios para retificação devem ser observados; 


- A pessoa jurídica poderá efetuar a remessa de arquivo em retificação ao arquivo anteriormente remetido, observando-se   a permissão, as regras e prazos estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

- Como há controle de saldos, se houver retificação da ECF transmitida de anos anteriores, deverá ocorrer a retificação de     todos os anos posteriores já transmitidos.

- Será possível fazer a retificação da ECF dos últimos 5 (cinco) anos. A retificação de arquivos já transmitidos deverá ser        feita na sua íntegra, não se aceitando arquivos complementares para o mesmo período informado. 


É importante, observar as informações que estão sendo retificadas e apenas realizá-la com a certeza da correção, para que essa ação não cause transtornos com o Fisco.


Fontes: Receita Federal

               Sage - Ebs


Gostou? 

Alguma dúvida? 

Deixe um comentário! 


Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Valorizamos a sua privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao clicar em "OK" você concorda com a utilização de todos os nossos cookies. Você poderá, ainda, aceitar apenas os cookies estritamente necessários, ou, ainda, gerenciar os cookies conforme sua preferência, ao clicar em “Gerenciar Cookies".
Para mais detalhes, acesse nosso, Aviso de Privacidade