Erro no Registro 1600 do SPED FISCAL
A Venda de Produtos e Serviços com Cartão de Crédito e Débito, já é a realidade de muitas empresas comerciais. Tornou-se comum o pagamento por cartão em substituição do dinheiro e em alguns estabelecimentos a Receita com Cartões significa 70% das vendas realizadas. A Praticidade dos Cartões de Créditos e o aumento dos usuários deste meio de pagamento, despertou o interesse do Fisco, que criou mecanismos afim de verificar se toda receita dos estabelecimentos comerciais estão sendo devidamente declaradas e tributadas.
Para cruzar as informações, o Fisco obrigou as Administradoras a entrega da [DOC - Declaração de Operações de Cartões de Crédito ou Débito] e para os estabelecimentos comerciais a entrega do Registro 1600 do SPED FISCAL.
O Registro 1600 destina-se a identificar o valor total das operações de vendas realizadas pelo declarante por meio de cartão de débito ou de crédito, discriminado por administradora. Para verificar se a empresa é considerada administradora de cartões, deve-se consultar o contrato firmado entre a empresa e o informante do arquivo.
Lembramos que deve ser informado o valor total destas vendas, excluídos os estornos, cancelamentos e outros recebimentos não vinculados à sua atividade operacional. Além disso, a obrigatoriedade deste registro deve ser verificada junto a cada uma das Unidades Federativas (UF).
Layout do Registro: 1600 - Total das Operações com Cartão de Crédito e/ou Débito.
Nº | Campo | Descrição | Tipo | Tam. | Dec. | Obrig. |
---|---|---|---|---|---|---|
01 | REG | Texto fixo contendo "1600". | C | 004 | - | O |
02 | COD_PART | Código do participante (Campo 02 do Registro 0150): - identificação da administradora do cartão de débito e/ou crédito. | C | 060 | - | O |
03 | TOT_CREDITO | Valor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Crédito. | N | - | 02 | O |
04 | TOT_DEBITO | Valor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Débito. | N | - | 02 | O |
O Fisco cruza a DOC com o REGISTRO: 1600 do SPED e pode certificar-que que o varejo está declarando corretamente as informações de cartão de crédito/Débito. Estes cruzamentos digitais possibilitam total controle do fisco das operações da empresa.
#Dicas para resolver erros no Registro: 1600
Caso ocorra Erro no SPED FISCAL no registro 1600, verifique se;
+ Extratos da autorizadora de Cartões
+ Todas as vendas foram devidamente baixadas no sistema.
Em hipóteses de conflito entre as vendas, exclua as vendas, confira a Redução Z e os demais Relatórios Gerenciais emitidos pelo software de automação, confira e realize a baixa da venda novamente.
Lembramos que conforme, a Resposta da Mensagem 3100257 o Registro 1600 é obrigatório para São Paulo.
Gostou?
Alguma dúvida?
Deixe um comentário!
ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores
Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais
Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos
Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais