Bonificação

Raphael Henrique

Bom dia,

Tenho a seguinte situação : um cliente X adquire muitas mercadorias de um fornecedor Y e o mesmo envia algumas bonificações para esse cliente X afim de ter um bom e duradouro relacionamento comercial com este fornecedor Y porém a dúvida que tenho é em relação a escrituração dessas bonificações.

Ex: 1 ) Como devo escriturar essa bonificação ? CFOP 1.949/2.949 ?

2) Aproveito o crédito de ICMS destacado na nota fiscal de acordo com a tributação e produto ? Faço o cálculo da substituição tributária se for o caso ?

3) Aproveito o crédito de PIS/COFINS de acordo com o produto ?

4) A saída deste produto será normal ou também terá uma "saída diferenciada", por exemplo com o CFOP 5.949/6.949 ?

Votos
0

Vitória Souza

Olá Raphael Henrique, 

Tudo bem contigo? 

Bom, considera-se bonificação a mercadoria que, por liberdade do fornecedor é distribuída a título gratuito. Entendo que sua operação trata-se de bonificação. 

Vamos as perguntas; 

1) Deverá escriturar com CFOP 1.910 (Remessa de bonificação), seu fornecedor também deverá enviar neste CFOP.

2) O ICMS na nota, poderá ser aproveitado, salvo se a mercadoria estiver no regime de ST. Caso a mercadoria for ST dentro do Estado, geralmente os fornecedores destacam a ST e recolhem por conta própria.

Agora, se a mercadoria for de fora do Estado, deverá ser feito guia de recolhimento 0.632 (outros recolhimentos especiais).

3) Os créditos do PIS E COFINS não são aproveitados, uma vez que o fabricante não destacou, seguindo o princípio da não-cumulatividade.

4) A saída deste produto deverá respeitar a finalidade, com a finalidade você encontrará o CFOP da operação.
Ex: Caso você Revenda este produto que recebeu a título de bonificação, deverá sair com CFOP 5.102/5.405 com tributação de ICMS/PIS E COFINS.

As vezes os fabricantes enviam a Nota fiscal no CFOP 1.949, para não-tributar o ICMS dessa operação, esse procedimento é irregular tendo em vista os critérios estabelecidos na legislação vigente. 

Raphael, ficou alguma dúvida?

Fique a vontade para perguntar! 

Obrigada!

Votos
0

Raphael Henrique | Em resposta a Vitória Souza

Vitória,

Normalmente meu cliente recebe as notas fiscais do seu fornecedor com o CFOP 5.910 e dou entrada no sistema e faço o aproveitamento do crédito de ICMS quando destacado na nota fiscal ou quando se tratar de empresa optante pelo Simples Nacional e estiver informado nos dados adicionais. Dou entrada com o CFOP 1.910 . Aproveito o crédito de PIS/COFINS de acordo com o produto analisando o NCM. A dúvida que tenho é se o meu procedimento está correto e se devo alterar o CFOP de entrada usando o 1.949 ao invés de 1.910 ou permaneço desta forma ? Ajude-me por favor ! Obrigado.

Votos
0

Vitória Souza | Em resposta a Raphael Henrique

Olá Raphael Henrique, 

A Escrituração Fiscal deve ser feita utilizando o CFOP 1.910, o ICMS pode ser aproveitado de acordo com a tributação do item. Porém, é vetado o aproveitamento de crédito do PIS E COFINS para as bonificações, uma vez que não é considerado ocasião. 

Este entendimento foi firmado pela Solução de Consulta 118/2007, que tem efeito vinculante, devendo ser observada por todos os contribuintes. 

Em caso de dúvidas, estamos à disposição! 

Obrigada, 

Vitória Souza

Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Valorizamos a sua privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao clicar em "OK" você concorda com a utilização de todos os nossos cookies. Você poderá, ainda, aceitar apenas os cookies estritamente necessários, ou, ainda, gerenciar os cookies conforme sua preferência, ao clicar em “Gerenciar Cookies".
Para mais detalhes, acesse nosso, Aviso de Privacidade